Home Claudia Menezes Escreve Nova Série: Em busca da felicidade- Conheça as vias que podem levar à verdadeira felicidade!

Nova Série: Em busca da felicidade- Conheça as vias que podem levar à verdadeira felicidade!

4 min read
0
0
68

foto-Grupo-Alegria-Real

Café Com Ideias: Através de estudos da Neurociências e da Psicanálise, o Café Com Ideias iniciará uma série com temas interessantíssimos sobre o comportamento humano, como a busca incansável do ser humano pela felicidade, suas potencialidades e limites impostos por ele mesmo:

Série 1– Em Busca da Felicidade,

Ultimamente tem se falado muito em valores e crenças. Crenças, como já sabemos, é tudo aquilo em que acreditamos e pelo que lutamos; já os valores podem ser considerados como a base de sustentação resultante das nossas escolhas.

Cada um vê a felicidade da sua maneira, enquanto para uns o essencial é ter, para outros se resume apenas em ser. O que significa felicidade para uns, pode não significar para outros e assim por diante.

De acordo com Seligman(2009),  a felicidade pode ser medida por três fatores: O prazer, o engajamento e o significado. Essas vias são obrigatórias e não secundárias, que se juntas forem trilhadas poderão levar o indivíduo a felicidade plena.

É praticamente impossível ser feliz o tempo todo, mas é possível tornar os momentos mais felizes mais longos, desde que se trabalhe mentalmente para isso. O contrário também é verdadeiro, para quem adora se lastimar, é bem provável transformar a maior parte do tempo em um martírio.

Momentos de “prazer” podem ser percebidos quando estamos rodeados de pessoas que amamos, quando damos boas gargalhadas, quando estamos desfrutando de coisas prazerosas, como um prato saboroso, viagens, diversões, sexo e etc. Ou seja, o prazer não é difícil de ser identificado.

Já o “engajamento”, é algo mais comprometedor, que exige mais do indivíduo. Estar engajado é estar “dentro” e  compromissado. É ser protagonista do próprio palco, é segurar a rédea. Estar ao lado de alguém sem estar presente não significa estar engajado. Trabalhar contando as horas para ir embora não significa estar engajado, ou seja, tudo o que se faz querendo estar longe não diz respeito a “estar engajado”.

O significado traduz muito os “porquês”: “porque estamos neste mundo”, “porque somos assim”…e etc. É no significado que o ser humano busca se amparar, se espiritualizar, se autoconhecer e se autoafirmar.

Em um próximo post, daremos continuidade a esta série!

Abraços,

Claudia Menezes.

Se você gostou deste post, compartilhe ou deixe uma sugestão para novos temas.

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais Claudia Menezes Escreve

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *