Home Carreira O que você está fazendo hoje para garantir a longevidade na sua carreira?

O que você está fazendo hoje para garantir a longevidade na sua carreira?

6 min read
4
0
81
tempo
Café Com Ideias: Já parou para refletir sobre a sua carreira? Tem ideia de qual é o seu diferencial competitivo? Consegue se imaginar assumindo outros cargos ou mesmo fazendo algo diferente daquilo que faz? Se a resposta for não para a maioria das perguntas acima, é hora de parar para refletir:
Não basta ter a melhor formação, o melhor cargo, se não tiver um diferencial competitivo. Não basta ainda se achar o “melhor do pedaço”, se seus colegas, gestores e outros, não pensarem o mesmo sobre você.
O que eu quero dizer é: Seja você quem for, assumindo o cargo que assumir, tenha o seu diferencial. Se destaque, sobressaia. Não aceite o padrão de uma pessoa mediana, que faz tudo que os outros fazem. Se diferencie e não espere mais para que isso aconteça, faça agora!
O mercado está cheio de doutores, mestres, especialistas, mas poucos são os que sobressaem. Não basta ter um certificado e um bom currículo, é preciso ter um diferencial e um alto controle sobre a sua gestão pessoal.
A pergunta que faço é: o que tem feito além do que é a sua obrigação? O quanto tem investido de maneira estratégica em sua marca pessoal? Qual é a sua capacidade para lidar com pessoas, gerir conflitos e manter uma rede de relacionamentos saudáveis, duradouros e que geram frutos?
Primeiramente, tente detectar aquilo que mais o incomoda e o impede de avançar, busque aquilo que faz bem, pense nas oportunidades e como poderão ajudá-lo nos desafios existentes;
Comece a agir como se fosse uma empresa, tenha uma visão, pense nos valores, elabore metas para curto, médio e longo prazo. Pense em quem são seus fornecedores(parceiros), clientes e tenha em mente o que poderá fazer para tornar esta cadeia cada vez mais produtiva e lucrativa.
Acredito que a melhor forma que se tem para dar uma refletida e dar um “Up”, tanto na carreira como na vida pessoal, é se afastar por um período, de tudo e de todos(principalmente dos aparelhos eletrônicos), buscar um lugar que oferece o menor conforto, tranquilidade, listar todos os pontos fracos e fortes, criar ali um plano de ação e escolher as ferramentas devidas que serão utilizadas.
Já pensou em compartilhar todo o seu conhecimento adquirido, dando palestras gratuitas? Já transformou seu conhecimento em algum curso, treinamento ou algo parecido? Já passou para a frente as suas “ideias inusitadas”, ou guardou só para você?
Já leu quantos livros neste ano de 2015? Quantos pensa em ler até o último dia do ano? Qual gênero? O que agregará para aumentar o seu conhecimento e diferenciá-lo dos demais?
Quantos artigos interessantes já escreveu? Chegou a publicá-los em algum veículo do seu segmento? Tem compartilhado suas ideias? Tem feito novas parcerias? Quantos cursos fez este ano com o intuito de aumentar a sua capacitação?
Já pensou em criar um grupo com o mesmo interesse que você, ou seja, com pessoas que possuem a mesma linha de raciocínio que você, ampliando assim os conhecimentos e trocando ideias?
Já tentou imaginar o que as pessoas que se diferem das demais fazem para se destacar? Uma coisa é certa, o tempo delas é o mesmo que o seu, a diferença está em como elas aplicam este tempo.
Bill Gates tem as mesmas 24 horas que todos nós temos, acredite se quiser!
Abraços,
Claudia Menezes.
Se você gostou deste post, deixe um comentário, ou envie sugestões para novos temas.
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais Carreira

4 Comentários

  1. André Lucas

    13/10/2015 at 07:22

    Excelente!!, devemos ficar atentos a comodismos, o tempo passa e não saímos do lugar, é preciso buscar, procurar, correr atrás e assim atingir o sucesso!,, parabéns pelo artigo.

    Resposta

    • Claudia

      21/10/2015 at 20:48

      Obrigada André Lucas, será sempre bem vindo. Abraços.

      Resposta

  2. Eliane Pessoa

    14/10/2015 at 10:37

    Ótimo artigo! Parabéns!

    Resposta

    • Claudia

      15/10/2015 at 10:16

      Obrigada amada! Saudades dos seus artigos…Abraços..

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *