Home Claudia Menezes Escreve “Como andam suas finanças? Sonhos e finanças andam juntos.” Com Lourdes Oliveira.

“Como andam suas finanças? Sonhos e finanças andam juntos.” Com Lourdes Oliveira.

6 min read
0
0
60

disciplinasparaconcursosfinancas

Café Com Ideias: Uma vez que estamos “literalmente” começando o ano, não podemos deixar de lado a imprescindível “arte de planejar” o orçamento. Republico aqui esta ferramenta preciosa que a Consultora e Economista Lourdes Oliveira fez questão de disponibilizar para o Café Com Ideias:

Por Lourdes Oliveira:

“Como andam suas finanças? Sonhos e finanças adam juntos!

Nossa, quando passa o mês de julho parece que o final do ano está chegando. Logo, logo, as lojas se preparam para a chegada do natal com enfeites maravilhosos. As pessoas já começam a pensar nas férias escolares e as viagens com a família, o magnífico, merecido e tão esperado descanso. Aí você se pergunta: “nossa, para onde iremos viajar? Será que poderemos? Como estão nossas finanças? Ah, não tem problema, o meu 13º irá chegar em dezembro. Nossa! Mas tenho que pagar matrículas escolares. Tem material escolar em janeiro, IPVA. Tem isso, tem aquilo uuuiiii!” E pronto, lá se vão os seus sonhos e os de sua família. Mais um ano se passando e você continua tirando suas férias naquelas idas e vindas para Shopping Center… pipoca…. cinema…e um trânsito infernal que você enfrenta o ano todo… mas praia que é bom… nada!

Vale uma reflexão: No seu trabalho você é submetido a cumprir meta disso, meta daquilo, contribuindo para que sua empresa alcance os objetivos previstos no planejamento dela. Nada mais justo, esse é o seu trabalho; mas e os objetivos de sua vida? Seus sonhos, desejos. Você algum dia já parou para planejar? É isso, o segredo está no planejamento financeiro. Será que não está na hora de dar uma paradinha para ver como anda o controle do seu bolso?

Algumas pessoas pensam que quem realiza sonhos como viagens, ou adquire bens mais caros é porque são pessoas ricas, tem sorte, ou têm muito dinheiro: MENTIRA! A diferença é que elas planejam, afinal todos nós podemos. Essas pessoas se preocupam com o futuro, normalmente têm um controle rigoroso de suas finanças e com isso, além de realizar os desejos conseguem ter uma caderneta de poupança, pagam um bom plano de aposentadoria, etc. E você, tem este controle?

Será que tudo o que você gasta foi realmente planejado? Alguma vez você planejou gastar com presentes e contabilizou, ou até mesmo as despesas com flanelinha? Você tem o hábito de anotar, aquele pãozinho diário? Aquelas balinhas no sinal fechado? E as contas de barzinho, cabeleireiro, etc e etc. Se não tem feito isso, é melhor repensar, pois, com certeza fará a diferença.

Qual o segredo?

Uma ótima forma de controlar o seu dinheiro é colocar tudo numa planilha facilitando a visualização de sua receita X todas as suas despesas(fixas e variáveis), mas para isso é necessário ter muita força de vontade e disciplina. É preciso ainda avaliar periodicamente se está alimentando esta planilha de forma correta, e como tudo na vida, não espere resultado imediato,claro que virá, mas no tempo certo. ou participar de cursos rápidos que clareiam melhor o assunto, inclusive auxiliando no controle das economias domésticas e consequentemente, no trabalho.

Hoje existe um grande percentual de empresas que investem em cursos de “REEDUCAÇÃO FINANCEIRA” para seus funcionários.  As pesquisas apontam que funcionários que conseguem controlar melhor suas finanças são pessoas que, psicologicamente demonstram mais tranquilidade para trabalhar e são muito mais produtivos, além de desfrutarem de um ótimo relacionamento familiar, social e no trabalho, tornando assim funcionários de destaque dentro das organizações. Pense nisso.”

Abraços,

Lourdes Oliveira.

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais Claudia Menezes Escreve

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *