Home Outros Autores O poder da metáfora para o sucesso em todas as áreas da vida!

O poder da metáfora para o sucesso em todas as áreas da vida!

3 min read
0
0
33

O que é uma metáfora? 

É o emprego de palavra fora do seu sentido normal, por efeito de analogia(comparação).

O nosso cérebro pode nos proporcionar milhões de coisas boas ou más, depende da maneira como o utilizamos. Na verdade ele é uma máquina de significados e não processa palavras, frases, cenas, processa apenas a estrutura que emitimos a ele através do nosso pensamento. Sendo assim, quanto mais positivo for nosso pensamento, mais felizes e realizados seremos. O contrário também é verdadeiro.

E como utilizar a metáfora para transformar nossos pensamentos?

Sempre que finalizo uma aula ou uma palestra, conto uma metáfora, e vejo o quanto as pessoas se transportam para suas vidas através dela. Isso porque, conseguimos adaptar a realidade ao imaginário, ao lúdico. Vamos ver um exemplo de metáfora e trazê-la para a nossa realidade?

Duas lagartixas caíram no leite: uma era otimista e a outra pessimista.

A largatixa otimista, se debatia o tempo todo, enquanto a pessimista dizia: ” deixa de ser boba, nós vamos morrer de todo jeito, você está se cansando atoa..relaxa!” E a largatixa otimista não desistia, se debatia, se debatia, além disso, se esforçava para tentar não dar ouvidos a sua amiga pessimista. E o tempo foi passando, mas a cena não mudava: a otimista se debatendo e a pessimista esbravejando, sem nada fazer. Até que horas depois do lado em que estava a largatixa otimista, o leite coalhou, possibilitando a sua saída dali, cansada porém viva. Enquanto a largatixa pessimista, morreu afogada. Moral da história: Quem não luta, acaba se entregando ao destino e aceitando o que ele determina!

Existe várias metáforas que podem transformar a nossa vida. Experimentem! Claudia Menezes.

Veja o que pode acontecer quando fazemos mau uso da metáfora:

http://vocesa.abril.com.br/blog/marcio-mussarela/

 

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais Outros Autores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *